sábado, 20 de março de 2010

O Número PI


PI, o valor da razão entre o comprimento de qualquer circunferência e seu diâmetro, é a mais antiga constante matemática que se conhece. É também um dos poucos objetos matemáticos que, ao ser mencionado, produz reconhecimento e até mesmo interesse em praticamente qualquer pessoa. Embora a referência usual do PI baseie-se na constante encontrada na razão circunferencial, essa não foi a origem do PI.

A mais antiga referência que temos de uma demonstração da existência do PI vem de Hippokrates de Chios, 4300 a.C., e trata-se de uma nota de Simplicius, filósofo grego que viveu quase mil anos depois de Hippokrates. Simplicius menciona que Hippokrates demonstrou que a razão entre a área de círculos é igual a razão entre os quadrados de seus diâmetros.

Coube a Archimedes ir mais longe e provar que essa razão encontrada acima era a mesma encontrada quando dividía-se o comprimento de uma circunferência pelo seu diâmetro.

O número PI é um número irracional e, até hoje, cientistas se esforçam para encontrar o maior número de suas infinitas casas decimais.



FONTE: www.somatematica.com.br

GRUPO:
Zainab
Ana Paula
Amani
Brena
Sabrina
Juliana Y.

Nenhum comentário:

Postar um comentário