sábado, 20 de março de 2010

O Surgimento dos Números Inteiros

Ao longo da história podemos observar o avanço da Matemática, a necessidade de contar e relacionar quantidades fez com que o homem desenvolvesse símbolos na finalidade de expressar inúmeras situações.


O homem criava situações interessantes na contagem de seus objetos, animais e etc., ao levar seus animais para a pastagem ele contava uma pedra a cada animal, no momento em que ele recolhia os animais fazia a contagem inversa, no caso de sobrar alguma pedra poderia perceber a falta de algum animal.


Mas o homem buscava algo mais objetivo, que representasse de uma forma mais simples os problemas. O surgimento dos números naturais (0, 1, 2, 3, 4, 5...) mudou o método de contagem, pois ligava símbolos (números) a determinadas quantidades.


Com o início do Renascimento surgiu o crescimento do comercio, que aumentou a circulação de dinheiro, obrigando os comerciantes a expressarem situações envolvendo lucros e prejuízos. A maneira que eles encontraram de resolver as situações problemas era no uso dos símbolos + e –. Suponha que um comerciante tenha três sacos de arroz de 10 kg cada em seu armazém. Se ele vendesse 5 Kg de arroz, escreveria o número 5 acompanhado do sinal –; se ele comprasse 7 Kg de arroz, escreveria o numero 7 acompanhado do sinal +.


Utilizando esses novos símbolos , os Matemáticos da época desenvolveram técnicas operatórias capazes de expressar qualquer situação envolvendo números positivos e negativos. Surgia um novo conjunto numérico representado pela letra Z (significa: Zahlen: número em alemão), sendo formado pelos números positivos (Naturais) e seus opostos (negativos), podendo ser escrito da seguinte forma: Z = {...,–3, –2, –1, 0, 1, 2, 3,...}

FONTE: http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/o-surgimento-dos-numeros-inteiros.htm

GRUPO:
Raquel
Marina
Ana Luiza
Bruno
Gustavo

2 comentários:

  1. legal , mim ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudou muito também, porque eu não estava achando essas imagens em lugar nenhum, amei mesmo!!!

      Excluir